Companheiros e Companheiras da Macrorregião, O partido dos trabalhadores, no dia 10 de fevereiro deste ano celebrou os seus 31 anos: uma trajetória impar. Nascido em meio às lutas da classe operária, por melhores salários e condições de trabalho, também colaborou com a redemocratização do Brasil e incentivou muito o crescimento dos movimentos populares e sociais. O PT surgiu das reivindicações de milhões de brasileiros como: os operários industriais, assalariados do comércio e dos serviços, funcionários públicos, moradores da periferia, trabalhadores autônomos, camponeses, trabalhadores rurais, mulheres, negros, estudantes, índios, artistas, intelectuais e outros setores explorados, privados de intervir na vida social e política do país. Foi no Colégio Nossa Senhora de Sion, em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, que a união de pensamentos, desejos e sonhos de uma sociedade igualitária, onde não haja explorados e nem exploradores, se concretizou. É nesse contexto, por ideais socialistas que nasce um partido que une todos esses princípios representados na fundação.
Neste dia, além do sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, o ex- governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, o ex- prefeito de Campinas (SP) Jacó Bittar; e outros memoráveis, como a atriz Lélia Abramo, Apolônio de Carvalho, o historiador e jornalista Sérgio Buarque de Holanda, o crítico literário Antônio Cândido e muitos outros estiveram presentes na fundação deste partido, hoje um dos maiores e mais importantes partido de esquerda da América do Sul.
Nesses 31 anos, o PT passou por vários e diversos momentos de transformação e mudanças no nosso país. Nessa trajetória, destacam-se as candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a um disputado segundo turno nas eleições 1989, na primeira eleição para presidente após o regime militar. Também em 1992 no movimento “Ética na política”, sendo o principal partido na derrubada de Fernando Collor em 29 de setembro.
O PT administra e administrou pequenos e grandes municípios, incluindo capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza, Vitória e governou estados como o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Acre, Distrito Federal e Sergipe. O PT chegou à Presidência da República. A vitória do sindicalista, o torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva foi, também, mais uma demonstração de mudança da sociedade, da força de um partido comprometido com a sua militância e com um projeto de desenvolvimento nacional: o modo petista de se governar.
Após 8 anos de governo LULA, o povo elege mais uma petista para governar nosso país. Dilma Rousseff é a primeira mulher a governar o Brasil e a prova de que os brasileiros e as brasileiras continuam aprovando a nossa forma petista de se governar.
Por fim quero parabenizar e Partido dos trabalhadores pelos seus 31 aos seus militantes e fazendo no dia a dia um partido mais socialista, democrático e de luta e um Brasil cada vez mais igualitário e justo para todos Brasileiros e Brasileiras.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Discurso de posse do Vereador Giba
Boa noite a todos e a todas.
Gostaria de cumprimentar o nobre vereador Paulinho Lenha Presidente desta casa; os nobres vereadores Rogerio Franco e Arildo, secretário e vice presidente;
E na figura do nobre Vereador Toninho Kalunga, meu companheiro de partido, cumprimentar a todos os vereadores aqui presentes;
Cumprimento a todos os companheiros e companheiras membros da Executiva e do Diretório Municipal de meu Partido, e na figura de nosso Presidente Wagner Pinheiro, cumprimento todos os filiados e militantes do PT e de outros partidos que aqui estão.
Gostaria de cumprimentar a todos os presentes e nas figuras de minha esposa Olympia e de minha mãe Hélia, cumprimentar todas as mulheres que aqui estão, quero registrar a presença de meus filhos, Caio, Sophia, Thales e Benjamim, e todo minha família que sempre me apoiaram em todos os momentos.
Senhoras e senhores,
É com muita alegria e satisfação que estou aqui para assumir mais um desafio em minha vida. E parafraseando Rui Barbosa, um dos maiores políticos deste país, eu diria:
“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!”
Comecei minha militância política no movimento estudantil, no início dos anos 80, quando me apresentaram o Partido dos Trabalhadores, que acabara de ser fundado.
No último dia 10 o PT comemorou 31 anos, e posso dizer que participei de todas as lutas e conquistas neste período.
O PT é hoje um partido de massas, aberto, democrático, socialista e transformador da sociedade; um partido dos movimentos sociais e das lutas libertárias; um partido dos trabalhadores da cidade e do campo, e de todas as etnias que se fundem no desejo de liberdade e justiça; o partido dos imigrantes, das mulheres, dos direitos humanos, dos portadores de deficiência; o partido da juventude, dos sem terra, dos sem teto, da livre orientação sexual, da defesa do meio ambiente e do desenvolvimento planejado e sustentável; da democratização dos meios de comunicação e de tantos outros movimentos que o faz um partido singular na história da esquerda brasileira e de todo o mundo.
Somos também o partido dos professores e dos intelectuais, dos sobreviventes do exílio e dos cárceres, e de todas as lutas pela democracia. Somos o partido do governo que busca a superação de nossa herança histórica de desigualdade e exclusão social, que combate a pobreza, defende nossa soberania e o interesse nacional, a integração com a América Latina e a paz entre as nações.
Não poderia deixar de lembrar de nosso companheiro Lula, o mais legítimo representante do PT, por sua sabedoria e doação como pessoa humana e por tudo que ele nos ensinou e deixou de bom para o povo Brasileiro.
Somos o partido que busca ampliar a participação das mulheres no debate das grandes questões nacionais e na vida pública.
Hoje temos uma Presidenta da República, nossa querida companheira Dilma Rousseff.
Somos o partido da democracia e sabemos avançar no campo político. Amadurecemos, aprendemos a fazer alianças e a governar, para assegurarmos o espaço democrático necessário às mudanças.
Porém, por mais que construamos alianças, não vamos renunciar ao nosso programa, aos nossos ideais, aos nossos sonhos de liberdade e justiça. O PT vai caminhar sempre com o povo. Pois quando o povo quer e se une, ninguém segura, vejam o exemplo do Egito.
Mais uma vez inspirado pelo pequeno grande homem, eu digo: “Gosto de falar do que sinto e de defender as minhas idéias. Isso me faz sentir uma pessoa mais forte”
Assim será meu mandato, junto com o povo, defendendo a justiça social através do debate de idéias entre meus pares aqui nesta casa e a sociedade. Com a apresentação de projetos e propostas que contribuam para a construção de uma Cidade cada vez melhor para se viver, garantindo um futuro promissor a nossos filhos e netos. Porém, sem deixar de cumprir o que reza o Regimento Interno desta Câmara Municipal:
Artigo Segundo: “A Câmara tem funções legislativas; de fiscalização externa, financeira e orçamentária; de controle e assessoramento dos atos do executivo e de administração interna.”
E assumindo esse compromisso, vou abusar ainda mais das palavras de Rui Barbosa:
“Gostaria ainda, de cumprir coisas que nem pude prometer.”
Muito obrigado a todos e a todas pela presença e apoio.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
CONVITE
O Partido dos Trabalhadores de Cotia tem o prazer de Convidar todos os companheiros e companheiras a participarem da primeira Seção Legislativa de 2011, na Câmara Municipal de Cotia, onde se dará posse ao Vereador Gilberto Marcelino - GIBA. A Seção ocorrerá no dia 15/02/2011, às 18 horas na Câmara Municipal de Cotia, situada a Rua Batista Cepelos, 91 – Centro – Cotia.
O vereador GIBA assume o mandato em substituição ao vereador Serafim Monteiro do PSB, que assumiu a Secretaria Municipal de Esportes de nossa Cidade.
Giba é o primeiro suplente do PT, da Coligação PT/PSB.
Contamos com a presença de todos.
Assinar:
Postagens (Atom)