quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Discurso de posse do Vereador Giba


Boa noite a todos e a todas.
Gostaria de cumprimentar o nobre vereador Paulinho Lenha Presidente desta casa; os nobres vereadores Rogerio Franco e Arildo, secretário e vice presidente;
E na figura do nobre Vereador Toninho Kalunga, meu companheiro de partido, cumprimentar a todos os vereadores aqui presentes;
Cumprimento a todos os companheiros e companheiras membros da Executiva e do Diretório Municipal de meu Partido, e na figura de nosso Presidente Wagner Pinheiro, cumprimento todos os filiados e militantes do PT e de outros partidos que aqui estão.
Gostaria de cumprimentar a todos os presentes e nas figuras de minha esposa Olympia e de minha mãe Hélia, cumprimentar todas as mulheres que aqui estão, quero registrar a presença de meus filhos, Caio, Sophia, Thales e Benjamim, e todo minha família que sempre me apoiaram em todos os momentos.
Senhoras e senhores,
É com muita alegria e satisfação que estou aqui para assumir mais um desafio em minha vida. E parafraseando Rui Barbosa, um dos maiores políticos deste país, eu diria:
“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!”
Comecei minha militância política no movimento estudantil, no início dos anos 80, quando me apresentaram o Partido dos Trabalhadores, que acabara de ser fundado.
No último dia 10 o PT comemorou 31 anos, e posso dizer que participei de todas as lutas e conquistas neste período.
O PT é hoje um partido de massas, aberto, democrático, socialista e transformador da sociedade; um partido dos movimentos sociais e das lutas libertárias; um partido dos trabalhadores da cidade e do campo, e de todas as etnias que se fundem no desejo de liberdade e justiça; o partido dos imigrantes, das mulheres, dos direitos humanos, dos portadores de deficiência; o partido da juventude, dos sem terra, dos sem teto, da livre orientação sexual, da defesa do meio ambiente e do desenvolvimento planejado e sustentável; da democratização dos meios de comunicação e de tantos outros movimentos que o faz um partido singular na história da esquerda brasileira e de todo o mundo.
Somos também o partido dos professores e dos intelectuais, dos sobreviventes do exílio e dos cárceres, e de todas as lutas pela democracia. Somos o partido do governo que busca a superação de nossa herança histórica de desigualdade e exclusão social, que combate a pobreza, defende nossa soberania e o interesse nacional, a integração com a América Latina e a paz entre as nações.
Não poderia deixar de lembrar de nosso companheiro Lula, o mais legítimo representante do PT, por sua sabedoria e doação como pessoa humana e por tudo que ele nos ensinou e deixou de bom para o povo Brasileiro.
Somos o partido que busca ampliar a participação das mulheres no debate das grandes questões nacionais e na vida pública.
Hoje temos uma Presidenta da República, nossa querida companheira Dilma Rousseff.
Somos o partido da democracia e sabemos avançar no campo político. Amadurecemos, aprendemos a fazer alianças e a governar, para assegurarmos o espaço democrático necessário às mudanças.
Porém, por mais que construamos alianças, não vamos renunciar ao nosso programa, aos nossos ideais, aos nossos sonhos de liberdade e justiça. O PT vai caminhar sempre com o povo. Pois quando o povo quer e se une, ninguém segura, vejam o exemplo do Egito.
Mais uma vez inspirado pelo pequeno grande homem, eu digo: “Gosto de falar do que sinto e de defender as minhas idéias. Isso me faz sentir uma pessoa mais forte”
Assim será meu mandato, junto com o povo, defendendo a justiça social através do debate de idéias entre meus pares aqui nesta casa e a sociedade. Com a apresentação de projetos e propostas que contribuam para a construção de uma Cidade cada vez melhor para se viver, garantindo um futuro promissor a nossos filhos e netos. Porém, sem deixar de cumprir o que reza o Regimento Interno desta Câmara Municipal:
Artigo Segundo: “A Câmara tem funções legislativas; de fiscalização externa, financeira e orçamentária; de controle e assessoramento dos atos do executivo e de administração interna.”
E assumindo esse compromisso, vou abusar ainda mais das palavras de Rui Barbosa:
“Gostaria ainda, de cumprir coisas que nem pude prometer.”

Muito obrigado a todos e a todas pela presença e apoio.

Um comentário:

  1. Parabéns Giba!
    E com muita satisfação que vejo um companheiro desse porte assumir um cargo tão importante para a nossa cidade e para o nosso partido. Conte comigo!

    ResponderExcluir