segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PT 31 anos

Companheiros e Companheiras da Macrorregião, O partido dos trabalhadores, no dia 10 de fevereiro deste ano celebrou os seus 31 anos: uma trajetória impar. Nascido em meio às lutas da classe operária, por melhores salários e condições de trabalho, também colaborou com a redemocratização do Brasil e incentivou muito o crescimento dos movimentos populares e sociais. O PT surgiu das reivindicações de milhões de brasileiros como: os operários industriais, assalariados do comércio e dos serviços, funcionários públicos, moradores da periferia, trabalhadores autônomos, camponeses, trabalhadores rurais, mulheres, negros, estudantes, índios, artistas, intelectuais e outros setores explorados, privados de intervir na vida social e política do país. Foi no Colégio Nossa Senhora de Sion, em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, que a união de pensamentos, desejos e sonhos de uma sociedade igualitária, onde não haja explorados e nem exploradores, se concretizou. É nesse contexto, por ideais socialistas que nasce um partido que une todos esses princípios representados na fundação.
Neste dia, além do sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, o ex- governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, o ex- prefeito de Campinas (SP) Jacó Bittar; e outros memoráveis, como a atriz Lélia Abramo, Apolônio de Carvalho, o historiador e jornalista Sérgio Buarque de Holanda, o crítico literário Antônio Cândido e muitos outros estiveram presentes na fundação deste partido, hoje um dos maiores e mais importantes partido de esquerda da América do Sul.
Nesses 31 anos, o PT passou por vários e diversos momentos de transformação e mudanças no nosso país. Nessa trajetória, destacam-se as candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a um disputado segundo turno nas eleições 1989, na primeira eleição para presidente após o regime militar. Também em 1992 no movimento “Ética na política”, sendo o principal partido na derrubada de Fernando Collor em 29 de setembro.
O PT administra e administrou pequenos e grandes municípios, incluindo capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza, Vitória e governou estados como o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Acre, Distrito Federal e Sergipe. O PT chegou à Presidência da República. A vitória do sindicalista, o torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva foi, também, mais uma demonstração de mudança da sociedade, da força de um partido comprometido com a sua militância e com um projeto de desenvolvimento nacional: o modo petista de se governar.
Após 8 anos de governo LULA, o povo elege mais uma petista para governar nosso país. Dilma Rousseff é a primeira mulher a governar o Brasil e a prova de que os brasileiros e as brasileiras continuam aprovando a nossa forma petista de se governar.
Por fim quero parabenizar e Partido dos trabalhadores pelos seus 31 aos seus militantes e fazendo no dia a dia um partido mais socialista, democrático e de luta e um Brasil cada vez mais igualitário e justo para todos Brasileiros e Brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário