O PT e as tarefas do período
Em 2010, tivemos grandes conquistas. A vitória de Dilma mostrou a solidez do nosso projeto, liderado por Lula durante oito anos. Com nossa força, luta e militância conseguimos levar uma mulher ao posto mais alto do país: a Presidência da República.
Em São Paulo, deixamos de ir para o 2º turno com Mercadante por apenas 70 mil votos. Isso significa que metade do povo paulista optou pela mudança e disse não ao projeto liderado pelo PSDB/DEM. O PT tem a maior bancada de deputados federais por São Paulo, fizemos a maior bancada na Assembleia Legislativa e conseguimos levar uma mulher, pela primeira vez por São Paulo, ao Senado Federal.
Agora temos novos desafios. A construção de um projeto alternativo para o estado passa pela elaboração de propostas concretas para educação, saúde, segurança, desenvolvimento, trânsito e tantas outras demandas que afetam diariamente a vida da população. O fortalecimento desse projeto também passa pela eleição de 2012, em que temos que ter como meta a ampliação da nossa atuação nos municípios.
A construção da tática eleitoral de 2012 se torna prioridade para o PT Paulista. Precisamos construir um campo político partidário que dê sustentação às nossas alianças nos municípios, investir na construção de um campo que sustente a atuação da nossa Bancada na Assembleia, que propicie condições do avanço de um projeto alternativo. Vamos envolver os movimentos sociais na formulação desse projeto que torne São Paulo um estado mais justo e com mais igualdade de oportunidades.
A eleição na capital paulista é central para nossa tática eleitoral. Precisamos dar todo apoio ao Diretório Municipal na construção de uma candidatura própria que aglutine forças políticas na retomada do projeto democrático e popular na cidade mais importante do Brasil. Uma vitória eleitoral na cidade de São Paulo cria as condições para alteramos a correlação de forças para 2014.
Também cabe à Direção do PT paulista ter iniciativas que enfrentem as investidas do PSDB nas regiões metropolitanas, nossa principal base social.
É fundamental que o PT de São Paulo esteja mobilizado para dar sustentação ao Governo Dilma que terá uma densa agenda política para o futuro. Reforma Tributária, combate às drogas, crescimento econômico de forma sustentável, erradicação da miséria, fortalecimento da nossa vocação ambiental e Reforma Política serão difíceis embates do nosso governo. Precisamos estar mobilizados e construir posições que nos dê unidade de ação para o período.
Esses temas, em especial a Reforma Política, farão parte de um amplo debate que faremos durante o Seminário a ser realizado no dia 26 de março, na Capital. A atividade é resultado de um amplo debate de avaliação das eleições de 2010, organizado pela direção estadual e um esforço de construção de uma agenda futura para o PT paulista.
Também no próximo mês, como parte dessas ações de fortalecimento do nosso projeto, o PT paulista dará inicio às Caravanas pelo estado. Vamos fazer o balanço organizativo do partido e dar início ao debate da tática eleitoral em cada região. O calendário de mobilização culmina num Grande Encontro das Macros no dia 18 de junho. A construção das condições para a disputa de projetos em 2014 começa agora e terá um momento crucial em 2012.
Edinho Silva
Presidente do PT do estado de São Paulo e deputado estadual
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário