segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PT de Cotia lança eixo de Luta pela Cidade.

Neste sábado, 26 o DM - Cotia lançou o tema para campanha de luta pela cidade de Cotia– Desmatamento não! Qualidade de vida já! (contribua com o seu comentário) o PT quer “ouvir” você...

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Morreu o sambista Raimundo Januário Neto, O Xique Xique

Marido da minha prima Tereza, Raimundo era meu parente, meu amigo e uma personalidade marcante nas nossas vidas, dotado de uma das mais nobres virtudes do ser humano a franqueza, sinceridade e solidariedade.... e, se ele me ouvisse ia dizer: para de falar e me deixa descansar...#!*&)#@¨& a vida transcende a matéria e coisa boa dura pra sempre...estaremos sempre juntos meu irmão......
Segunda-feira, 21/11/2011
No domingo (20), morreu o sambista Raimundo Januário Neto. Xique Xique, como era conhecido, foi uma das figuras mais conhecidas do carnaval paulista. Alegre e brincalhão, ele foi um dos fundadores da Águia de Ouro, há 35 anos.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1703110-7823-MORRE+O+SAMBISTA+RAIMUNDO+JANUARIO+NETO+O+XIQUE+XIQUE,00.html

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Resolução: Eleições Municipais 2012

PARTIDO DOS TRABALHADORES
CEM – Comissão Executiva Municipal de Cotia

Resolução: Eleições Municipais 2012 - 10/10/2011

A Executiva Municipal do PT de Cotia resolve:

1) Abrir os prazos e critérios para inscrição de pré-candidatos(as) aos cargos de prefeito(a) e vereador(a) pras eleições de outubro de 2012.

Cargo de Prefeito:
Prazo:
• Início: de 11/10/2011
• Término: 29/10/2011 - 18:00 horas
• Local de inscrição: Diretório Municipal de Cotia

Critérios:
• Ter domicílio eleitoral há mais de um ano em Cotia (06/10/2011)
• Ser filiado há mais de um ano ao PT (06/10/2011)
• Estar em dia com a contribuição partidária
• Ter o apoio de pelo menos 200 filiados no ato da inscrição
• Havendo mais de uma inscrição haverá prévias para a escolha do(a) candidato(a)

Prévias:
Data: 27/11/2011

Cargo Vereador:
Prazo:
• Início: de 11/10/2011
• Término: 25/02/2012 - 18:00 horas
• Local de inscrição: Diretório Municipal de Cotia

Critérios:
• Ter domicílio eleitoral há mais de um ano em Cotia (06/10/2011)
• Ser filiado há mais de um ano ao PT (06/10/2011)
• Estar em dia com a contribuição partidária
• Ter o apoio de pelo menos 100 eleitores do município no ato da inscrição
• Havendo mais inscrições do que vagas disponíveis haverá prévias para a escolha dos(as) candidatos(as)

Prévias:
• Data: 31/03/2012

2) Criar o GTE - Grupo de Trabalho Eleitoral, composto por 5 membros, que será responsável pela organização do processo eleitoral 2012, subordinado à CEM.

GTE - componentes:
• Antonio Carlos de M. Sá – Toninho Kalunga
• Antonio Wagner P. de Souza
• Érica Lúcia de Moraes
• Gilberto Marcelino - Giba
• Silvio R. B. Cabral Fº

Comissão Executiva Municipal do PT
Cotia, 10 de outubro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

NOTA OFICIAL DA EXECUTIVA DO PT DE COTIA


Nota oficial!

DIRETÓRIO MUNICIPAL COTIA - SP
Considerando que o Partido dos Trabalhadores de Cotia, em seus 31 anos de história política, sempre pautou suas posições alicerçadas no debate com seus filiados e sua militância política.
Considerando que o PT de Cotia, neste período vem construindo sua participação política no campo da oposição
Considerando que nas administrações do PSDB em Cotia, nestes quase 10 anos de comando político na cidade, nada ou muito pouco mudou no que se refere aos valores fundamentais naquilo que o PT considera como sendo um bom governo onde a transparência, a gestão compartilhada e a participação popular na vida da administração pública são pontos fundamentais nas composições políticas que defendemos e isso não acontece sequer minimamente em Cotia,
Considerando que segundo matérias veiculadas neste último final de semana em jornais eletrônicos da cidade, dando conta de que o prefeito de Cotia convidou verbalmente o PT para participar de seu governo,
Considerando que segundo estas mesmas matérias, o presidente do Diretório Municipal do PT de Cotia havia sinalizado uma “possível aliança” e que “via com bons olhos” a aproximação com o governo do PSDB e
Considerando que o presidente do PT nas mesmas matérias afirma que o PT tem candidato próprio às eleições de 2012, conforme os termos do que foi aprovado no Encontro Municipal do PT de Cotia, realizado em Maio de 2011 a comissão executiva do Diretório Municipal do PT resolve:
Declarar apoio, à pré-candidatura do companheiro Toninho Kalunga,
Declarar que a direção partidária coesa, defende as resoluções do Encontro Nacional do PT, onde se prevê que não vemos com bons olhos a aliança política com o PSDB, DEM e PPS.
Que continuaremos pautando nossos mandatos de vereador em Cotia no campo da oposição política e que não participaremos da administração do atual governo.
Que a Executiva Municipal aceitará dialogar com todos os partidos da base aliada da presidenta Dilma Roussef e do PT na aliança Nacional que da base de sustentação ao nosso governo e que continuaremos estes entendimentos no sentido de trazer estes partidos para nossa campanha majoritária no município de Cotia, que estas discussões estão acontecendo nos diretórios nacional e estadual de cada partido e que acontecerá nos momentos oportunos com as comissões provisórias municipais e com alguns diretórios destes partidos na cidade.
Que a militância e o diretório do PT de Cotia esta unido, como nunca antes na história desta cidade, e que continuaremos assim em torno de nossa candidatura para prefeito de Cotia.
Que será criado um Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), composto por cinco membros que deverão ser membros da comissão executiva municipal e que ficará a cargo deste GTE todo tipo de dialogo sobre composição política par as eleições de 2012, sendo eles, Toninho Kalunga, Silvio Cabral, Giba, Erika e Wagner.

Cotia, 10 de Outubro de 2011
Assinam:
Antonio Wagner (Presidente do DM), Tereza Ezawa (Vice-Presidenta), Amarildo Boy (Secretario de Comunicação), Giba Marcelino (Vereador),Heitor Pignonato (Secretario Geral), Olympia Navasques(Tesoureira), Tania Sabará(Membro), Silvio Cabral (Membro), Rodrigo Moraes (Membro), Helias Neto(Membro), Erika Moraes (Membro) Maurinho (Membro), Toninho Kalunga (Líder da Bancada),

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PT adia realização dos Encontros Setoriais para o primeiro semestre de 2012

A Secretaria Nacional de Organização comunicou nesta terça-feira (20) o adiamento da realização dos Encontros Setoriais Estaduais e Nacionais do PT para o primeiro semestre de 2012. Inicialmente, os encontros estavam marcados para ocorrer no mês de novembro de 2011.
A decisão foi tomada após consulta ao presidente do PT, Rui Falcão, e aos demais membros da Comissão Executiva Nacional que se reúnem em outubro e devem deliberar sobre o novo calendário dos encontros.
Leia a íntegra do comunicado da Sorg enviado a todos os dirigentes do Partido:

Companheiros/as
A SORG, consultando o Presidente e membros da CEN, constatou que diversos pontos da reforma estatutária, aprovados no 4. Congresso Nacional, alteram as regras para a eleição das novas Secretarias e Coordenações Setoriais e, por isso, ainda precisam ser regulamentados pelo Diretório Nacional antes da realização dos Encontros Setoriais.
Além disso, devido às despesas com a realização do 4o. Congresso Nacional não temos, neste momento, as condições financeiras ideais para organizar os Encontros Setoriais, de forma adequada.
Como a próxima reunião do DN será no dia 2 de dezembro, julgou-se adequado, ad-referendum da Comissão Executiva Nacional, adiar o calendário de realização dos Encontros Setoriais Estaduais e Nacionais, de forma que eles sejam realizados durante o primeiro semestre do próximo ano, até no máximo, 15 de abril de 2012.
Todos os prazos contidos no atual regulamento dos encontros setoriais ficam suspensos até a divulgação do novo calendário, a ser aprovado pela CEN, no próximo dia 6 de outubro. Permanece aberto, normalmente, o processo de adesão setorial.

Paulo Frateschi
Secretário Nacional de Organização

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Encontros Setoriais: Prazo para opção setorial termina hoje; confira outros prazos

SORG Nacional divulgará dia 26 de setembro a relação final dos filiados aptos aos Encontros Setoriais 2011
Nesta quinta-feira (15) termina o prazo para os filiados efetuarem sua Opção Setorial, que poderá ser feita através da página eletrônica Comunidade PT, ou junto aos diretórios zonais ou municipais, às Secretarias Estaduais de Organização, às Secretarias Estaduais de Movimentos Populares, às Secretarias Setoriais Estaduais e aos Setoriais Estaduais.
Essas instâncias têm até a sexta-feira (16) para encaminharem, via Sedex, cópias das listas de opções setoriais devidamente assinadas pelos filiados ou, por e-mail, as referidas listas “escaneadas”;
No dia 20 de setembro termina o prazo para os Diretórios, SORG´s e Setoriais Estaduais encaminharem, por e-mail, para sorg@pt.org.br planilha eletrônica, com a relação dos Nomes e CNF´s dos filiados constantes das listas. Para os filiados que não informaram a CNF deve ser fornecido o número do CPF, sem o qual não poderá ser garantida a localização do filiado no Cadastro.

A SORG Nacional divulgará no dia 26 de setembro a relação final dos filiados aptos aos Encontros Setoriais 2011.

Encontros Setoriais 2011

SORG Nacional divulgará dia 26 de setembro a relação final dos filiados aptos aos Encontros Setoriais 2011
Nesta quinta-feira (15) termina o prazo para os filiados efetuarem sua Opção Setorial, que poderá ser feita através da página eletrônica Comunidade PT, ou junto aos diretórios zonais ou municipais, às Secretarias Estaduais de Organização, às Secretarias Estaduais de Movimentos Populares, às Secretarias Setoriais Estaduais e aos Setoriais Estaduais.
Essas instâncias têm até a sexta-feira (16) para encaminharem, via Sedex, cópias das listas de opções setoriais devidamente assinadas pelos filiados ou, por e-mail, as referidas listas “escaneadas”;
No dia 20 de setembro termina o prazo para os Diretórios, SORG´s e Setoriais Estaduais encaminharem, por e-mail, para sorg@pt.org.br planilha eletrônica, com a relação dos Nomes e CNF´s dos filiados constantes das listas. Para os filiados que não informaram a CNF deve ser fornecido o número do CPF, sem o qual não poderá ser garantida a localização do filiado no Cadastro.

A SORG Nacional divulgará no dia 26 de setembro a relação final dos filiados aptos aos Encontros Setoriais 2011.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

4º Congresso do PT discutirá reforma do Estatuto e Conjuntura


Evento será realizado no Brasil 21, na capital federal
Confira a pauta, programação e credenciamento da imprensa

A Etapa Extraordinária do IV Congresso Nacional do PT começa nesta sexta-feira (2) e vai até o domingo (4), no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.
O evento reunirá os mesmos 1.350 delegados participantes da primeira etapa realizada em 2010 e que, entre outras decisões importantes, referendou o nome de Dilma Rousseff para disputar a Presidência da República pelo PT.
Nesta etapa, os delegados irão discutir e aprovar as alterações no Estatuto do PT, que atualmente estão sendo debatidas pelo conjunto do partido. Além disso, o IV Congresso do PT vai aprovar resolução política sobre Conjuntura.
Programação
02 de Setembro (Sexta-feira)
10h00 – Abertura do Credenciamento
18h00 –Leitura e Aprovação do Regimento interno
19h00 - Abertura Oficial
21h30 –Atividade Cultural
03 de Setembro (sábado)
09h00 – Conjunturae Resolução Política
12h00 –Almoço
14h00 – Reforma Estatutária- Apresentação dasemendas pela comissão de sistematização
15h00 – Reforma Estatutária- Grupos de Discussão
18h00 - Lanche
20h00–Apresentação, debate e votação das emendas de Resolução Política
04 de Setembro (Domingo)
09h00 – Apresentação, debate e votação das emendas ao Estatuto
14h00 – Encerramentoe Almoço
Credenciamento da imprensa
O credenciamento da imprensa para a sessão de abertura oficial do 4º Congresso poderá ser solicitado à Secretaria Nacional de Comunicação do partido, através do e-mail flavia.ribas@pt.org.br
Serão credenciados um profissional ou uma equipe por veículo de comunicação: no caso de jornais e revistas um jornalista e um fotógrafo e para as emissoras de televisão um repórter e um cinegrafista. As emissoras de rádio e os portais de notícia na internet só poderão credenciar um profissional.
Para se credenciar, os interessados deverão informar o nome, função e o nome do respectivo veículo. As credenciais deverão ser retiradas na sexta-feira (2), no próprio local do evento.
O prazo para o credenciamento começou na sexta-feira (26) e vai até a terça-feira (31).
Devido ao local destinado à imprensa estar localizado ao fundo do Plenário, a SNC aconselha a fotógrafos e cinegrafistas que levem equipamentos de longo alcance.
A organização do 4º Congresso do PT também informa que no sábado (3) e no domingo (4) as atividades serão fechadas aos profissionais da imprensa, que terão acesso apenas à parte externa do Centro de Eventos Brasil 21 e à sala destinada ao exercício do seu trabalho.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Nacional de Comunicação do PT, pelos fones (61) 3213-1358 / 1309.
Participação restrita
Devido ao local onde ocorrerá o evento comportar um público de apenas 1.500 pessoas, a comissão organizadora faz um alerta sobre a necessidade de se restringir a participação de não delegados durante os três dias do IV Congresso.
(Portal do PT)
O credenciamento de convidados e observadores será feito obedecendo critérios estabelecidos no regimento interno da etapa extraordinário aprovado pela direção nacional. Os organizadores do IV Congresso solicitam a compreensão de todos para o bom andamento das atividades internas do IV Congresso.
Regimento Interno
Acesse aqui, em pdf, o Regimento Interno do IV Congresso Nacional – Etapa Extraordinária, aprovado pelo Diretório Nacional do PT em 30 de abril de 2011

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A nova página oficial do Partido dos Trabalhadores foi lançada durante a reunião da Comissão Executiva Nacional do PT.

A nova página oficial do Partido dos Trabalhadores foi lançada durante a reunião da Comissão Executiva Nacional do PT, no Rio de Janeiro, em evento transmitido ao vivo na rede, e contou com a participação do presidente Rui Falcão e do secretário nacional de Comunicação, deputado federal André Vargas (PT-PR).

Durante o lançamento, os internautas puderam participar, via twitter, com perguntas e comentários ao presidente e ao secretário. Os petistas reafirmaram a disposição da direção nacional em estimular a interatividade e a participação da militância pelos canais virtuais. Na ocasião, Rui Falcão afirmou que irá falar ao vivo periodicamente com os internautas. O diálogo deverá ser ainda mais ampliado, com a participação, também ao vivo, de diversos outros petistas.

O Portal ganhou um visual leve e moderno, que torna a leitura mais fácil e favorece a divulgação de informações de forma mais organizada. Há um canal direto com as redes sociais, estimulando a participação popular.

Outra novidade é o fato de ser licenciado e livre para postagens em blogs. Também é possível cadastrar seu email para receber o Boletim Eletrônico com informações sobre o Partido. 
Os players da RádioPT e da TVPT também poderão ser levados para as redes sociais de forma simplificada.

De acordo com a direção, as mudanças buscam aproximar ainda mais o partido e a militância de forma interativa, moderna, e com informação de qualidade. (Portal do PT)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Rui Falcão: candidaturas de 2012

28/07/2011 | Institucional
Rui Falcão: candidaturas de 2012 devem estar sintonizadas com os movimentos sociais
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou nesta quinta-feira (28) que os candidatos do partido nas eleições do ano que vem devem dar atenção especial às reivindicações dos movimentos sociais.

“Nosso sucesso em 2012 depende, em grande parte, de que as campanhas estejam sintonizadas com as plataformas dos movimentos. Existem várias bandeiras que ainda precisam ser transformadas em realidade institucional”, disse Falcão, durante encontro promovido pela Secretaria Nacional de Movimentos Populares do PT, em São Paulo.

O encontro, que reúne representantes de setoriais petistas da região Sudeste, tem por objetivo debater a pauta política e organizar os coletivos para o processo de renovação das direções que ocorre no fim do ano.

Os debates com representantes as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste acontecem em 11 de agosto, em Brasília.

Em sua fala, Falcão lembrou que tem percorrido o país num roteiro que cobrirá todas as capitais até setembro. Numa segunda etapa, após o 4º Congresso Extraordinário do PT, estão previstas agendas regionais e temáticas.

“A ação dos setoriais pode ajudar muito na preparação e na participação destes encontros”, concluiu. (João Paulo - Portal do PT)

Pronatec, Supersimples, tablets e Brasil Sem Miséria na pauta do governo

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), prevê a votação de pautas importantes para o segundo semestre. Entre elas, o líder destaca o projeto sobre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec). Outro projeto, que se aprovado poderá alavancar o comércio, prevê um reajuste em 50% nos limites do Supersimples.

“Temos uma série de questões importantes em relação às medidas provisórias, uma trata dos Tablets, outra dos Correios, e outra do álcool, e outras para aprimorar o Brasil Sem Miséria, e virão mais algumas”, destaca Vaccarezza. (Redação Portal do PT)

terça-feira, 26 de abril de 2011

relações de filiados envolvidos em possíveis casos de dupla filiação.

A Justiça Eleitoral divulgou ontem (dia 19 de abril) a relações de filiados envolvidos em possíveis casos de dupla filiação.
A relação pode ser consultada através do FiliaWeb onde os filiados aparecerão com situação Sub-Judice na “relação oficial”. Também serão enviadas notificações para os partidos e filiados envolvidos.
Por si só, a informação de dupla filiação não justifica a desfiliação. Há muitas informações incorretas por parte dos outros partidos, o que muitas vezes pode prejudicar nossos filiados.
É preciso verificar se a filiação ao outro partido ocorreu antes ou depois da filiação ao PT e orientar o filiado a formalizar junto ao cartório eleitoral em qual partido deseja manter-se filiado.
Caso o filiado tenha uma filiação anterior à do PT, é preciso solicitar a documentação que comprova que ele pediu desfiliação.
Se a filiação for posterior à do PT, é preciso verificar se houve descuido, ou mesmo, má fé do outro partido.
Tomados estes cuidados, caso seja comprovada a ocorrência de dupla filiação, aí sim deverá ser feita a desfiliação no Sisfil, arquivando-se os comprovantes do fato.
Dia 9 de maio é último dia para apresentação de resposta dos filiados e partidos envolvidos. A justiça decidirá sobre os casos que permanecerem sub-júdice até o dia 19 de maio.

Paulo Frateschi
Secretário Nacional de Organização
20/abril/2011

terça-feira, 29 de março de 2011

Nota de Pesar


O Partido dos Trabalhadores, em nome de seus dirigentes, filiados e militantes, lamenta profundamente o falecimento do ex-vice-presidente da República José Alencar, ocorrido na tarde desta terça-feira após longa batalha contra o câncer. Sua coragem e espírito de luta comoveram o país.
Empresário que sempre acreditou no Brasil, José Alencar se destacou, ao longo dos oito anos em que exerceu o mandato, pela lealdade e dedicação ao lado do presidente Lula, quando foi um defensor de primeira hora do projeto político nacional que vem transformando o país.
Ao longo desse processo, José Alencar tornou-se um grande companheiro do PT, conquistando o respeito e a admiração da militância petista. Sua garra e o seu exemplo de vida deixarão saudades.
Neste momento de luto, o PT manifesta sua solidariedade à esposa Dona Mariza, filhos, netos e amigos de José Alencar.

São Paulo, 29 de março de 2011.

Rui Falcão
Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores (em exercício).

segunda-feira, 28 de março de 2011

Publicação do Diretório Estadual do PT de São Paulo - Secretaria de Comunicação

O PT e as tarefas do período
Em 2010, tivemos grandes conquistas. A vitória de Dilma mostrou a solidez do nosso projeto, liderado por Lula durante oito anos. Com nossa força, luta e militância conseguimos levar uma mulher ao posto mais alto do país: a Presidência da República.
Em São Paulo, deixamos de ir para o 2º turno com Mercadante por apenas 70 mil votos. Isso significa que metade do povo paulista optou pela mudança e disse não ao projeto liderado pelo PSDB/DEM. O PT tem a maior bancada de deputados federais por São Paulo, fizemos a maior bancada na Assembleia Legislativa e conseguimos levar uma mulher, pela primeira vez por São Paulo, ao Senado Federal.
Agora temos novos desafios. A construção de um projeto alternativo para o estado passa pela elaboração de propostas concretas para educação, saúde, segurança, desenvolvimento, trânsito e tantas outras demandas que afetam diariamente a vida da população. O fortalecimento desse projeto também passa pela eleição de 2012, em que temos que ter como meta a ampliação da nossa atuação nos municípios.
A construção da tática eleitoral de 2012 se torna prioridade para o PT Paulista. Precisamos construir um campo político partidário que dê sustentação às nossas alianças nos municípios, investir na construção de um campo que sustente a atuação da nossa Bancada na Assembleia, que propicie condições do avanço de um projeto alternativo. Vamos envolver os movimentos sociais na formulação desse projeto que torne São Paulo um estado mais justo e com mais igualdade de oportunidades.
A eleição na capital paulista é central para nossa tática eleitoral. Precisamos dar todo apoio ao Diretório Municipal na construção de uma candidatura própria que aglutine forças políticas na retomada do projeto democrático e popular na cidade mais importante do Brasil. Uma vitória eleitoral na cidade de São Paulo cria as condições para alteramos a correlação de forças para 2014.
Também cabe à Direção do PT paulista ter iniciativas que enfrentem as investidas do PSDB nas regiões metropolitanas, nossa principal base social.
É fundamental que o PT de São Paulo esteja mobilizado para dar sustentação ao Governo Dilma que terá uma densa agenda política para o futuro. Reforma Tributária, combate às drogas, crescimento econômico de forma sustentável, erradicação da miséria, fortalecimento da nossa vocação ambiental e Reforma Política serão difíceis embates do nosso governo. Precisamos estar mobilizados e construir posições que nos dê unidade de ação para o período.
Esses temas, em especial a Reforma Política, farão parte de um amplo debate que faremos durante o Seminário a ser realizado no dia 26 de março, na Capital. A atividade é resultado de um amplo debate de avaliação das eleições de 2010, organizado pela direção estadual e um esforço de construção de uma agenda futura para o PT paulista.
Também no próximo mês, como parte dessas ações de fortalecimento do nosso projeto, o PT paulista dará inicio às Caravanas pelo estado. Vamos fazer o balanço organizativo do partido e dar início ao debate da tática eleitoral em cada região. O calendário de mobilização culmina num Grande Encontro das Macros no dia 18 de junho. A construção das condições para a disputa de projetos em 2014 começa agora e terá um momento crucial em 2012.
Edinho Silva
Presidente do PT do estado de São Paulo e deputado estadual

sábado, 26 de março de 2011

Opinião

Esta pagina foi reservada para que os companheiros possam apresentar suas opiniões e contribuições, nos debates sobre conjuntura nacional, estadual ou municipal.

Comissão da Reforma Política aprova fim das coligações proporcionais

24/03/2011 | Nacional
Senado: Comissão da Reforma Política aprova fim das coligações proporcionais
A Comissão de Reforma Política do Senado realizou reunião na terça-feira (22), em que foi aprovado o fim das coligações partidárias, para os cargos na Câmara Federal, Câmara legislativa, Câmara de vereadores e assembléias.
Para eleições majoritárias, ou seja, Senado, governos estaduais, prefeituras e presidência da República, ficou mantida a aliança entre partidos. Segundo o líder da bancada petista no Senado, Humberto Costa, as definições desta reunião são as mesmas defendidas pelo PT. O processo ainda é longo, até que a Reforma seja definitivamente aprovada. Outra comissão na Câmara dos Deputados, também discute o assunto.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ficha Limpa: Congresso muda, caso Jader terá que ser revisto


Quinta, 24 de março de 2011, 09h25
Dayanne Sousa
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (23) sobre a lei da Ficha Limpa pode reconfigurar o Congresso brasileiro e as Assembleias Legislativas. Ao decidir que a lei só vale a partir das próximas eleições, de 2012, o Supremo obriga que os votos para deputado federal e estadual das eleições de outubro passado sejam recontados, avalia o juiz Marlon Reis. Os políticos barrados assumem e tiram as cadeiras de alguns que foram empossados.
Reis é um dos idealizadores da Ficha Limpa e fundador do Movimento de Combate a Corrupção. Para ele, a decisão implica no retorno de todos os considerados "fichas-sujas". A lei barrou as candidaturas de políticos que tinham sido condenados em segunda instância por algum crime ou que thaviam renunciado para fugir de cassação.
É o caso da deputada Janete Capiberibe (PSB - AP). "Não se trata apenas da volta de uma pessoa, mas, como a eleição é proporcional, outras pessoas serão beneficiadas", explica o magistrado.
No Senado, não há a proporcionalidade. Poderão assumir os "fichas-sujas" Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Paulo Rocha (PT-PA), João Capiberibe (PSB-AP) e Marcelo Miranda (PMDB-TO). A posse deles ameaça os empossados Wilson Santiago (PMDB-PB), GIlvam Borges (PMDB-AP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Marinor Brito (Psol-PA) e Vicentinho Alves (PR-TO).
Fica em suspenso ainda o caso de Jader Barbalho. Candidato ao Senado pelo PMDB do Pará, ele foi o único sobre o qual o Supremo se pronunciou e, na época, ficou valendo a Ficha Limpa. Para Reis, o STF deverá voltar a discutir o caso de Barbalho. "Os recursos de todos os outros políticos enquadrados na lei não serão mais julgados porque fica valendo a decisão desta quarta, mas o caso de Barbalho é diferente porque o Supremo já havia julgado".
Em 27 de outubro, o STF rachou: cinco ministros votaram a favor da aplicação da nova lei já em 2010 e outros cinco decidiram pela inaplicabilidade naquele ano. Ficou valendo a decisão anterior, do Tribunal Superior Eleitoral, a favor da Ficha Limpa. O caso julgado foi o do candidato Jader Barbalho. Ele foi enquadrado na lei por ter renunciado ao mandato de deputado federal para escapar de uma cassação.
Nesta quarta, o tema voltou à Corte depois da posse de Luiz Fux. O novo ministro foi contra a Ficha Limpa valer para as eleições de 2010. Segundo o juiz Marlon Reis, se decidir pelo retorno de Jader Barbalho, o Supremo tomará uma atitude histórica. "Nunca o STF teve uma decisão rescisória, que anulasse uma decisão anterior". "É um caso extremamente complexo porque é inédito".
Reis critica a conclusão desta quarta. "É lamentável, algo muito triste", opina. Na quinta-feira (24), o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral é convidado na Câmara dos Deputados para debater a reforma política e deve aproveitar para fazer um protesto. "Certamente trataremos da Ficha Limpa", alerta. "A ópera ainda não acabou, estamos tristes, mas acreditamos que a lei fará uma diferença profunda em 2012".
Site: www.terra.com.br

Reforma Política: Petista sugere mudanças radicais no sistema político brasileiro

Notícias/Perlamentos 23/03/2011
Para o senador Jorge Viana (PT/AC) todas as instâncias do poder esperam por uma boa Reforma Política, que já está em andamento no Congresso Nacional. Em entrevista ao Portal do PT, o senador também diz que uma profunda reforma passará por mudanças drásticas na Constituição. Outros pontos também poderão ser mantidos, como é o caso da reeleição. O petista destaca que a reeleição foi “aprovada pelo eleitor”, apesar de ter sido implementada de forma “quase impositiva no Brasil”. Outra questão abordada pelo senador é o abuso de poder econômico nas eleições. Segundo ele, será difícil o Congresso aprovar nova regra que não permita o desequilíbrio financeiro entre os candidatos. “Parece que o dinheiro brota do chão, nas eleições vivemos um mundo de fantasia”. Porém, Viana acha pouco provável que o financiamento público de campanha seja aprovado. Viana também sugere que haja um limite máximo de gastos para cada candidatura. (Ricardo Weg – Portal do PT)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Reforma Política: PT reafirma compromisso com resoluções aprovadas em congressos

18/03/2011 | Institucional

As propostas analisadas durante a reunião da Comissão Executiva Nacional do PT nesta quinta-feira (17) reafirmaram que o PT tem orientação definida sobre a reforma política com base nas resoluções dos seus dois últimos congressos (2007 e 2010).
“O tema central da discussão foi a Reforma Política, que contou com a participação de senadores e deputados federais para organizar nossa campanha na sociedade no Congresso e debater a posição oficial do partido com os nossos filiados no Brasil inteiro, com os movimentos sociais, com todos os setores da socieade e, evidentemente, com os partidos político e no Congresso Nacional, onde a reforma terá que se viabilizar”, explicou o secretário-geral.
A Comissão Executiva Nacional do PT (CEN) se reuniu nessa quinta-feira (17), em Brasília, durante todo o dia, para debater temas importantes como a Reforma Política, além das atividades partidárias previstas para este ano. A reunião foi conduzida pelo secretário-geral nacional, Elói Pietá.

As propostas analisadas durante a reunião da CEN reafirmaram que o PT tem orientação definida sobre a reforma política com base nas resoluções dos seus dois últimos congressos (2007 e 2010). “O tema central da discussão foi a Reforma Política, que contou com a participação de senadores e deputados federais para organizar nossa campanha na sociedade no Congresso e debater a posição oficial do partido com os nossos filiados no Brasil inteiro, com os movimentos sociais, com todos os setores da socieade e, evidentemente, com os partidos político e no Congresso Nacional, onde a reforma terá que se viabilizar”, explicou o secretário-geral.

“Em primeiro lugar, o PT tem a proposta de fortalecimento dos partidos políticos. Qualquer eleito no Brasil tem que ser fiel ao programa do seu partido e o programa tem que ser claramente exposto para a população. Para fortalecer os partidos precisamos, também, ter uma lista apresentada ao eleitorado com a ordem dos candidatos a serem eleitos, o que é chamado de lista preordenada. E o PT quer uma lista que seja democraticamente escolhida pelas bases partidárias e que garanta o direito das mulheres, negros e trabalhadores, especialmente os trabalhadores rurais hoje claramente excluídos dos cargos representativos” afirmou Elói.

Outra proposta do partido considerada essencial para o avanço da democracia brasileira diz respeito ao financiamento público exclusivo de campanhas, para evitar que apenas as classes sociais mais ricas tenham acesso aos cargos eletivos e que o financiamento das campanhas dependa das grandes empresas privadas.

Para o PT, também o fim das coligações proporcionais é uma proposta importante, que vai servir para dar maior fidelidade aos programas partidários apresentados`nas campanhas eleitorais. Por fim, outra questão importante para o PT é estimular e facilitar a tramitação dos projetos de iniciativa popular. “Projetos que são feitos pela sociedade civil, tem que ter uma tramitação mais fácil para garantir a participação da população nas decisões do Legislativo. A própria Reforma Política só vai acontecer com uma grande participação popular” enfatizou Elói Pietá.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Comemoração dos 31 anos do PT de Osasco.


Companheiras (os),
Temos a honra de convidá-la (o) para
Comemoração dos 31 anos do PT de Osasco.
(Convite anexo)
Dia 18 de março de 2011 – 19hs
Local: Salão Social do Clube Floresta
R. Dona Primitiva Vianco, 405 – Centro – Osasco

segunda-feira, 14 de março de 2011

POSSE

A maior Bancada do PT na Assembleia toma posse nesta terça-feira
Nesta terça-feira (15/3) tomarão posse os 24 deputados estaduais do PT, eleitos em outubro último e, em 31 anos de história no Parlamento Paulista, é a maior Bancada eleita pelo Partido dos Trabalhadores. São 12 deputados reeleitos e 12 novos nomes. Juntos, os petistas conquistaram 2,59 milhões de votos.
Deputados e Deputadas estaduais do PT

Adriano Diogo – 3886-6845/6850 – adiogo@al.sp.gov.br
Ana do Carmo – 3886-6548/6553 – anadocarmopt@al.sp.gov.br
Ana Perugini - 3886-6678/6680 - aperugini@al.sp.gov.br
Antonio Aguimarães de Caldas - 3886 6122
Antonio Mentor 3886-6753/6754 - amentor@al.sp.gov.br
Beth Sahão - 3886 6643/6657 - bsahao@al.sp.gov.br
Carlinhos Almeida -3886 6741/6759 gabinetesp@carlinhos.org
Carlos Neder - 3886 6558/6547 - deputadoneder@al.sp.gov.br
Donisete Braga – 3886-6886/6784 – dpbraga@al.sp.gov.br
Enio Tatto – 3886-6950/6944 – eniotatto@al.sp.gov.br
Fausto Figueira - 3886 6689/6693 - fausto@faustofigueira.com.br
Hamilton Pereira – 3886-6952/6953 -gabinete@hamiltonpereira.org.br
José Candido - 3886-6836/6860 - josecandido@al.sp.gov.br
José Zico Prado – 3886-6634/6666 – gabinete@josezico.com.br
Marcos Martins - 3886-6241/6242 - mmartins@al.sp.gov.br
Maria Lúcia Prandi – 3886-6848/6854 –mlprandi@marialuciaprandi.com.br
Roberto Felício – 3886-6768/6769 – rfelicio@al.sp.gov.br
Rui Falcão - 3886-6776/6777 - rfalcao@al.sp.gov.br
Simão Pedro – 3886-6658/6642 – spedro@al.sp.gov.br
Vanderlei Siraque – 3886-6865/6866 – siraque@siraque.com.br

Assessoria de Comunicação - Liderança do PT
Rosário Mendez - MTB 22.489 / Silvana Cortez - MTB 17.950
Ana Maria Lopes - MTB 23.362 / Fernanda Fiot - MTB. 27.755

quarta-feira, 9 de março de 2011

O Dia Internacional da Mulher

Texto postado no Blog do Emir
O Dia Internacional da Mulher foi estabelecido pela ONU no dia 8 de março graças à grande e trágica mobilização de trabalhadoras norte-americanas, nesse dia, em 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova York entraram em greve, ocupando a fábrica, reivindicando a diminuição da jornada de trabalho de até mais de 16 para 10 horas. Elas, que recebiam menos de um terço dos homens, foram fechadas na fábrica, onde ocorreu um incêndio e 130 delas morreram queimadas.

Desde então, é inegável que, vindo de uma situação tão degradante, a mulher conquistou direitos, espaços, voz. O século XX foi praticamente o primeiro em que ela passou a ser protagonista da história, obtendo certos espaços institucionais, mas principalmente se firmando na produção artística e cultural.

Mas a situação da mulher segue bem distante da situação de igualdade de direitos que o movimento feminista tem reivindicado. Veja-se, antes de tudo, nos espaços privados, como a desigualdade na distribuição de tarefas continua a ser flagrante, com um peso brutal ainda recaindo desproporcionalmente nas costas das mulheres, situação ainda agravada pela quantidade crescente de famílias em que ela dirige sozinha a unidade familiar.

Mesmo nos espaços públicos, os lugares de poder real na sociedade continuam a ser exercidos usualmente por homens. Costuma-se até dizer que quando a mulher chega a uma atividade ou a um nível de direção de uma função, seria sinal de que ela perdeu importância.

O fato do Brasil e da Argentina terem duas mulheres presidentas é significativo. Mas elas tiveram que superar obstáculos e preconceitos adicionais para chegar a esses postos. Não foi casual que no Brasil a direita levantou o tema do aborto quando uma mulher era a candidata da esquerda, buscando associar a imagem feminina a um papel negativo em relação à natalidade. (Tampouco o é o fato de que o candidato opositor foi mobilizar sua esposa para desatar os ataques a Dilma.)

Depois de um início explosivo, os movimentos feministas passaram a ter também dificuldades de seguir agrupando as mulheres dos distintos setores sociais e se organizar como força social e politica importante. Um momento de virada na luta das mulheres pela sua emancipação foi a virada conservadora no mundo a partir dos anos 1980. Elemento essencial de essa virada foi a campanha de Ronald Reagan e de toda a direita norteamericana para criminalizar o aborto.

Reivindicação essencial do movimento feminista nas décadas anteriores, o direito ao aborto, pelo que representa no direito da mulher a decidir sobre sua vida, sobre seu corpo, sobre a decisão da gravidez. A ofensiva conservadora passou a transformar a mulher em culpada, assim como os médicos vinculados ao aborto, ao transferir a discussão para a existência ou não de alma no feto, o que levaria o aborto à condição de “crime”, de “assassinato” de uma vida humana. O que mudou o quadro, colocou o movimento feminista na defensiva, assim como todos que defendem os direitos das mulheres.

Nem seria necessário voltar sobre a forma como o tema entrou na campanha presidencial e como reflete o peso que os setores conservadores na formação da opinião das pessoas ainda tem, refletido na instrumentalização da questão no marco eleitoral. Mas as leis que permitem o aborto o restringem a casos muito específicos e limites, impedido que uma mulher, em condições normais, possa decidir sobre sua vida.

Na realidade, a discriminação se expressa no conjunto das mulheres, por razões econômicas e sociais. Aquelas que dispõem de condições fazem regularmente abortos em clinicas ilegais, mas toleradas, em condições de relativa segurança, enquanto as outras são relegada ao abandono – a ter os filhos que não queriam ter ou a métodos graves de aborto, que provocam, via de regra, mortes – uma a cada dois dias no Brasil – ou danos irreparáveis nas mulheres.

É uma questão que revela um enorme atraso, um dos temas mais importantes da democratização social no Brasil, que assusta políticos e governantes – dependentes do eleitorado, com temor a ser diabolizados pelas igrejas. No entanto, não haverá condições mínimas de igualdade de direitos, sem o direito ao aborto.

Ninguém será obrigado a nada, as opções de valores de cada uma definirão seus comportamentos. Mas um Estado democrático – por tanto, laico – tem obrigatoriamente que disponibilizar para as mulheres que queriam apelar para essa circunstâncias, condições seguras e gratuitas de fazê-lo.

Que o conhecimento das origens da data de 8 de março sirva para avançar na consciência de como as questões de gênero se articulam estreitamente com as questões sociais e cuturais

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PT 31 anos

Companheiros e Companheiras da Macrorregião, O partido dos trabalhadores, no dia 10 de fevereiro deste ano celebrou os seus 31 anos: uma trajetória impar. Nascido em meio às lutas da classe operária, por melhores salários e condições de trabalho, também colaborou com a redemocratização do Brasil e incentivou muito o crescimento dos movimentos populares e sociais. O PT surgiu das reivindicações de milhões de brasileiros como: os operários industriais, assalariados do comércio e dos serviços, funcionários públicos, moradores da periferia, trabalhadores autônomos, camponeses, trabalhadores rurais, mulheres, negros, estudantes, índios, artistas, intelectuais e outros setores explorados, privados de intervir na vida social e política do país. Foi no Colégio Nossa Senhora de Sion, em São Paulo, no dia 10 de fevereiro de 1980, que a união de pensamentos, desejos e sonhos de uma sociedade igualitária, onde não haja explorados e nem exploradores, se concretizou. É nesse contexto, por ideais socialistas que nasce um partido que une todos esses princípios representados na fundação.
Neste dia, além do sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, o ex- governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, o ex- prefeito de Campinas (SP) Jacó Bittar; e outros memoráveis, como a atriz Lélia Abramo, Apolônio de Carvalho, o historiador e jornalista Sérgio Buarque de Holanda, o crítico literário Antônio Cândido e muitos outros estiveram presentes na fundação deste partido, hoje um dos maiores e mais importantes partido de esquerda da América do Sul.
Nesses 31 anos, o PT passou por vários e diversos momentos de transformação e mudanças no nosso país. Nessa trajetória, destacam-se as candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a um disputado segundo turno nas eleições 1989, na primeira eleição para presidente após o regime militar. Também em 1992 no movimento “Ética na política”, sendo o principal partido na derrubada de Fernando Collor em 29 de setembro.
O PT administra e administrou pequenos e grandes municípios, incluindo capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza, Vitória e governou estados como o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Acre, Distrito Federal e Sergipe. O PT chegou à Presidência da República. A vitória do sindicalista, o torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva foi, também, mais uma demonstração de mudança da sociedade, da força de um partido comprometido com a sua militância e com um projeto de desenvolvimento nacional: o modo petista de se governar.
Após 8 anos de governo LULA, o povo elege mais uma petista para governar nosso país. Dilma Rousseff é a primeira mulher a governar o Brasil e a prova de que os brasileiros e as brasileiras continuam aprovando a nossa forma petista de se governar.
Por fim quero parabenizar e Partido dos trabalhadores pelos seus 31 aos seus militantes e fazendo no dia a dia um partido mais socialista, democrático e de luta e um Brasil cada vez mais igualitário e justo para todos Brasileiros e Brasileiras.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Discurso de posse do Vereador Giba


Boa noite a todos e a todas.
Gostaria de cumprimentar o nobre vereador Paulinho Lenha Presidente desta casa; os nobres vereadores Rogerio Franco e Arildo, secretário e vice presidente;
E na figura do nobre Vereador Toninho Kalunga, meu companheiro de partido, cumprimentar a todos os vereadores aqui presentes;
Cumprimento a todos os companheiros e companheiras membros da Executiva e do Diretório Municipal de meu Partido, e na figura de nosso Presidente Wagner Pinheiro, cumprimento todos os filiados e militantes do PT e de outros partidos que aqui estão.
Gostaria de cumprimentar a todos os presentes e nas figuras de minha esposa Olympia e de minha mãe Hélia, cumprimentar todas as mulheres que aqui estão, quero registrar a presença de meus filhos, Caio, Sophia, Thales e Benjamim, e todo minha família que sempre me apoiaram em todos os momentos.
Senhoras e senhores,
É com muita alegria e satisfação que estou aqui para assumir mais um desafio em minha vida. E parafraseando Rui Barbosa, um dos maiores políticos deste país, eu diria:
“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!”
Comecei minha militância política no movimento estudantil, no início dos anos 80, quando me apresentaram o Partido dos Trabalhadores, que acabara de ser fundado.
No último dia 10 o PT comemorou 31 anos, e posso dizer que participei de todas as lutas e conquistas neste período.
O PT é hoje um partido de massas, aberto, democrático, socialista e transformador da sociedade; um partido dos movimentos sociais e das lutas libertárias; um partido dos trabalhadores da cidade e do campo, e de todas as etnias que se fundem no desejo de liberdade e justiça; o partido dos imigrantes, das mulheres, dos direitos humanos, dos portadores de deficiência; o partido da juventude, dos sem terra, dos sem teto, da livre orientação sexual, da defesa do meio ambiente e do desenvolvimento planejado e sustentável; da democratização dos meios de comunicação e de tantos outros movimentos que o faz um partido singular na história da esquerda brasileira e de todo o mundo.
Somos também o partido dos professores e dos intelectuais, dos sobreviventes do exílio e dos cárceres, e de todas as lutas pela democracia. Somos o partido do governo que busca a superação de nossa herança histórica de desigualdade e exclusão social, que combate a pobreza, defende nossa soberania e o interesse nacional, a integração com a América Latina e a paz entre as nações.
Não poderia deixar de lembrar de nosso companheiro Lula, o mais legítimo representante do PT, por sua sabedoria e doação como pessoa humana e por tudo que ele nos ensinou e deixou de bom para o povo Brasileiro.
Somos o partido que busca ampliar a participação das mulheres no debate das grandes questões nacionais e na vida pública.
Hoje temos uma Presidenta da República, nossa querida companheira Dilma Rousseff.
Somos o partido da democracia e sabemos avançar no campo político. Amadurecemos, aprendemos a fazer alianças e a governar, para assegurarmos o espaço democrático necessário às mudanças.
Porém, por mais que construamos alianças, não vamos renunciar ao nosso programa, aos nossos ideais, aos nossos sonhos de liberdade e justiça. O PT vai caminhar sempre com o povo. Pois quando o povo quer e se une, ninguém segura, vejam o exemplo do Egito.
Mais uma vez inspirado pelo pequeno grande homem, eu digo: “Gosto de falar do que sinto e de defender as minhas idéias. Isso me faz sentir uma pessoa mais forte”
Assim será meu mandato, junto com o povo, defendendo a justiça social através do debate de idéias entre meus pares aqui nesta casa e a sociedade. Com a apresentação de projetos e propostas que contribuam para a construção de uma Cidade cada vez melhor para se viver, garantindo um futuro promissor a nossos filhos e netos. Porém, sem deixar de cumprir o que reza o Regimento Interno desta Câmara Municipal:
Artigo Segundo: “A Câmara tem funções legislativas; de fiscalização externa, financeira e orçamentária; de controle e assessoramento dos atos do executivo e de administração interna.”
E assumindo esse compromisso, vou abusar ainda mais das palavras de Rui Barbosa:
“Gostaria ainda, de cumprir coisas que nem pude prometer.”

Muito obrigado a todos e a todas pela presença e apoio.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CONVITE


O Partido dos Trabalhadores de Cotia tem o prazer de Convidar todos os companheiros e companheiras a participarem da primeira Seção Legislativa de 2011, na Câmara Municipal de Cotia, onde se dará posse ao Vereador Gilberto Marcelino - GIBA. A Seção ocorrerá no dia 15/02/2011, às 18 horas na Câmara Municipal de Cotia, situada a Rua Batista Cepelos, 91 – Centro – Cotia.
O vereador GIBA assume o mandato em substituição ao vereador Serafim Monteiro do PSB, que assumiu a Secretaria Municipal de Esportes de nossa Cidade.
Giba é o primeiro suplente do PT, da Coligação PT/PSB.

Contamos com a presença de todos.